Conheça nossos Serviços

Garantimos sua tranquilidade através de um controle de pragas eficaz e serviços de limpeza profissional.

Com 120 anos de experiência, oferecemos uma variedade de serviços, desde controle de pragas até limpeza de caixa d’água e mini usinas solares, combinando tecnologia avançada com métodos tradicionais para atender às suas necessidades específicas.

Nossa equipe altamente qualificada está comprometida com a excelência e satisfação do cliente, garantindo um ambiente seguro e livre de preocupações.

UM SÉCULO DE EXPERIÊNCIA EM

Controle de Pragas

Percevejos

Moscas

Cupins

Abelhas

Mosquitos

Percevejos

Descrição

Os percevejos de cama são achatados, de coloração vermelha a amarronzada, ovais e podem medir de 4 a 5 mm de comprimento, mais ou menos do tamanho de uma semente de maçã. Após a ingestão de sangue, ficam inchados e mais vermelhos.

Hábitos

Os percevejos de cama se alimentam apenas de sangue. Em climas mais frios, podem passar até um ano sem se alimentar. São mais ativos à noite, quando os possíveis hospedeiros estão dormindo.

Os percevejos de cama podem ser encontrados em fendas, frestas, colchões, lençóis, mobiliários, atrás de cabeceiras de camas, tomadas elétricas e atrás de quadros pendurados na parede. Frequentemente encontrados em hotéis, onde eles podem transitar entre os quartos, nas bagagens ou qualquer outro pertence dos hóspedes como bolsas e pastas.

Defesa

  • Mantenha seu imóvel em boas condições de manutenção e organização. Desta maneira fica mais fácil encontrar possíveis infestações.
  • Lave seus lençóis com água quente, sempre que possível.
  • Inspecione peças de mobiliário antes de levá-las para dentro da sua casa.
  • Inspecione sua casa após mudanças e viagens.

O profissional de controle de pragas deverá ser consultado para mais esclarecimentos.

Moscas

Descrição

As moscas, geralmente, têm aparência metálica e os machos apresentam pelos nos segmentos distais das antenas. As moscas adultas têm peças bucais esponjosas, enquanto as larvas possuem partes bucais em forma de gancho.

Hábitos

As moscas domésticas são atraídas pelo odor da matéria orgânica em decomposição, como fezes e carne apodrecida. Por sua vez, as moscas de frutas procuram substâncias açucaradas e se alimentam mais comumente de frutas maduras e respingos de bebidas como sucos, refrigerantes e bebidas alcóolicas derramados sobre pias e bancadas. As moscas de ralos gostam de temperaturas mais quentes, ambientes úmidos e com materiais orgânicos em decomposição e são atraídas para os canos onde colocam seus ovos.

Defesa

  • Identificar a espécie de mosca e do que ela se alimenta ajudará na escolha da metodologia de controle mais apropriada e também a encontrar possíveis locais de reprodução.
  • Depois de identificar a fonte de alimento, mantenha as áreas cuidadosamente limpas para prevenir novas infestações.
  • O profissional de controle de pragas pode atuar como um recurso na identificação da infestação e erradicação da população destes insetos.

Um profissional de controle de pragas deve ser consultado para outros esclarecimentos e assistência.

Cupins

Descrição

Geralmente, os cupins se escondem nos imóveis e os danos podem não ser aparentes no início. E devido a isto, ganharam a fama de “destruidores silenciosos”. Todas as espécies de cupins são consumidoras de materiais derivados de celulose de madeira. Infelizmente, muitos imóveis, indiferentemente do tipo de construção, podem oferecer alimento para cupins. Os cupins medem de 0,6 a 1cm de tamanho. Os reis e rainhas são os maiores indivíduos da colônia e podem chegar a 1cm de comprimento. Os operários têm corpo mais mole e coloração tipicamente mais clara. A forma alada é fase reprodutiva, tem 2 pares de asas iguais e é conhecida como aleluia ou siriri.

Hábitos

Comumente, os cupins vivem em estruturas de madeira, árvores caídas e no solo. Os hábitos podem variar dependendo da espécie, pois necessitam de diferentes quantidades de umidade. Nas regiões tropicais, as condições para os cupins são ideais e por isso são encontrados em todo território brasileiro. Nos meses quentes e chuvosos, os cupins alados (fase reprodutiva) deixam as colônias para se acasalar. Depois disso, os casais perdem suas asas e se tornam reis e rainhas de novas colônias. Os cupins imaturos se desenvolvem para exercer um dos três papéis em uma colônia: operários, soldados ou reprodutores. As rainhas de algumas espécies de cupins podem colocar milhares de ovos por ano.

Defesa

  • Os cupins são uma constante ameaça às nossas casas, a seguir algumas ações que você pode fazer durante o ano para prevenir infestações confira a seguir algumas ações que você pode fazer durante o ano para prevenir infestações:
  • Elimine problemas de umidade como vazamentos de canos e torneiras e excesso de cobertura de material de origem vegetal como serragem e tocos de madeira.
  • Remova fontes de alimento mantendo madeiras e papéis longe de fundações e de vãos estruturais.

Um profissional de controle de pragas deve ser consultado para outros esclarecimentos e assistência.

Abelhas

Descrição

Durante o verão, as pessoas passam mais tempo ao ar livre, assim como as pragas. As picadas de vespas, abelhas e marimbondos podem doer e também causar problemas de saúde mais graves, como inchaço, infecções, náuseas e, em casos raros, a morte. Você precisa se preocupar com estas pragas, mas também com a localização e remoção das colônias de maneira segura e responsável.

Defesa

  • Nos meses mais quentes, os insetos voam no entorno do seu imóvel e muitas vezes fazem ninhos em sótãos, calhas, ou debaixo de decks ou beirais. É importante identificar e vedar rachaduras e frestas para evitar que essas pragas entrem nos imóveis. Se você encontrar uma colônia, removê-la de forma segura pode ser difícil. Os especialistas da Orkin podem realizar inspeção no seu imóvel e, quando necessário, realizar o controle.

Um profissional de controle de pragas deve ser consultado para outros esclarecimentos e assistência.

Mosquitos

Descrição

Os mosquitos pertencem ao mesmo grupo que as moscas: Ordem Diptera. Como tal, têm um único par de asas. Eles normalmente possuem pernas longas e finas e uma cabeça com probóscide proeminente. Os corpos e asas dos mosquitos geralmente são cobertos por pequenas escamas e o tamanho dos adultos pode variar de 3 a 9 mm.

Hábitos

Os mosquitos são mais conhecidos pelos hábitos das fêmeas adultas, que geralmente se alimentam de sangue para ajudar a amadurecer os ovos. O lado menos conhecido é que os mosquitos adultos, machos e fêmeas, também se alimentam de néctar de flores. As larvas se alimentam de uma grande variedade de materiais e, dependendo da espécie são encontradas em água parada. A maioria consome partículas de matéria orgânica e pequenos organismos aquáticos. No entanto, algumas espécies são predatórias e se alimentam de larvas outros mosquitos. Os mosquitos adultos são mais ativos a partir do anoitecer até o amanhecer, mas são ativos em dias nublados ou em locais escuros e/ou sombreados. Eles são menos ativos sob o sol, pois podem desidratar e morrer.

Defesa

  • O controle de mosquitos é geralmente um esforço integrado que envolve eliminação de criadouros e o uso de produtos químicos, quando necessário. Como os mosquitos se desenvolvem em água, a eliminação de fontes de água favoráveis à reprodução de mosquitos é o objetivo principal do controle. Embora a redução de criadouros seja a abordagem mais eficaz a longo prazo, o plano de controle de mosquitos pode exigir o uso de produtos químicos para a redução de insetos adultos.
  • O plano de controle de mosquitos começa com a realização de inspeção detalhada do imóvel e identificação da espécie causadora dos problemas.

Um profissional de controle de pragas deve ser consultado para outros esclarecimentos e assistência.

Ratos

Formigas

Baratas

Aranhas

Pombos

Ratos

Descrição

Os roedores são mamíferos de sangue quente que, como os humanos, podem ser encontrados em quase todo o mundo. Eles têm dentes incisivos grandes e com crescimento constante para roer. Os roedores roem materiais disponíveis para eles e causam grandes danos dentro e fora dos imóveis.

Hábitos

As infestações de roedores podem causar danos consideráveis às construções infestadas e à agricultura. Os roedores também são conhecidos por carregarem muitos agentes causadores de doenças e comprovadamente são um perigo à saúde dos seres humanos. As populações de roedores aumentam rapidamente e de forma constante. O controle de roedores deve ser iniciado antes das infestações acontecerem. Para proteger seu imóvel e a sua saúde de infestações de roedores, soluções profissionais e personalizadas são necessárias.

Defesa

    Os roedores se reproduzem rapidamente, algumas espécies reproduzem durante todo o ano, mantendo o número de indivíduos da população em constante crescimento quando as condições como oferta de alimentos e abrigos forem favoráveis. Os roedores são capazes de passar por espaços que parecem ser muito pequenos para eles devido ao tipo de corpo. Todos esses espaços devem ser vedados para evitar o acesso destes animais.

Um profissional de controle de pragas deve ser consultado para outros esclarecimentos e assistência.

Formigas

Descrição

Formigas adultas são uma das três diferentes castas de uma colônia: rainhas, operárias e machos. As rainhas são as fêmeas férteis que colocam seus ovos na colônia. As operárias são as fêmeas que não reproduzem, mas procuram alimentos, alimentam as larvas e limpam o ninho. As operárias não possuem asas e são elas que vemos forrageando atrás de alimentos ou defendendo a colônia de invasores. Os machos têm asas e sua única função é copular com as rainhas durante o voo nupcial.

Hábitos

As formigas dentro da sua casa ou empresa podem ser sazonais ou presentes durante todo ano. Muitas espécies de formigas constroem seus ninhos na área externa e se tornam um problema quando entram nos imóveis a procura de alimentos. Quando encontram uma boa fonte de alimento, elas continuam entrando, coletam o alimento e saem para levá-lo para a colônia. Entretanto, outras espécies de formigas podem entrar nos imóveis, fazer o ninho e se tornar residentes permanentes. Algumas das espécies mais comuns de formigas que invadem e optam por viver dentro dos imóveis são: carpinteiras, acrobatas, faraós e doceiras. Controlar qualquer uma dessas espécies pode ser um desafio, mas a formiga faraó é uma das espécies domésticas mais difíceis de controlar, se não a mais difícil. No interior dos imóveis, as formigas podem ser encontradas perto de fontes de alimento, umidade ou escondidas em locais protegidos como vãos, marcos de portas e janelas e pisos suspensos. As formigas são insetos comensais, isto é, gostam de viver perto de seres humanos e ingerem os mesmos alimentos – doces, carnes, carboidratos e líquidos.

Defesa

  • Deixe seu imóvel menos atrativo possível para formigas. Se as formigas não encontrarem fontes de alimento rapidamente, é menos possível que elas tentem invadir o seu imóvel. Qualquer tipo de alimento ou pedaços de alimentos podem atrair formigas.
  • Armazene alimentos, inclusive dos animais, em recipientes bem fechados e limpe bancadas e pisos frequentemente.
  • A maioria das dicas de “faça você mesmo” apenas elimina as formigas que você vê. Os tratamentos de controle realmente efetivos eliminam os ninhos e previnem novas infestações. Além disso, tratamentos caseiros não levam em consideração que as diferentes espécies de formigas requerem tratamentos diferentes.

Um profissional de controle de pragas deve ser consultado para outros esclarecimentos e assistência.

Baratas

Descrição

As baratas podem medir mais de 50mm de comprimento, sendo que as espécies tropicais tendem a ser maiores do que aquelas encontradas em climas mais frios. As baratas têm seis patas, duas antenas e dois pares de asas. Apesar disso, a maiorias das baratas não voa muito bem.

Hábitos

Algumas espécies invadem moradias humanas e são consideradas pragas. Outras espécies são benéficas ao meio ambiente e consideradas importantes para a reciclagem de matéria orgânica em decomposição. As baratas podem carregar muitos organismos causadores de doenças, pois geralmente são encontradas próximo às lixeiras e em cozinhas ou copas, onde há presença de alimentos. Cozinhas industriais e restaurantes também podem enfrentar problemas com infestação de baratas que podem soltar um odor desagradável e também produzir sons.

Defesa

  • Os métodos de controle de pragas mais rápidos e efetivos são aqueles realizados por profissionais treinados e especializados. Existem várias técnicas e ferramentas que podem ser empregadas ou recomendadas por esses profissionais para se livrar das baratas.
  • A parceria entre o profissional de controle de pragas e o proprietário do imóvel é uma das estratégias utilizadas para reduzir os atrativos às baratas. Fontes de alimentos como vasilhas de animais, canos, máquinas de lavar louça, lixeiras, etc. devem ser sempre limpos e/ou armazenadas adequadamente.
  • Outro passo importante é determinar a origem ou ponto de acesso para as baratas. Algumas baratas, como a alemã, são transportadas passivamente para as residências.
  • Os proprietários devem ter o cuidado de inspecionar itens como móveis usados ou aparelhos elétricos antes de trazê-los para casa.
  • As baratas de esgoto podem entrar nos imóveis por debaixo das portas ou janelas abertas. Os moradores e os profissionais de controle de pragas devem trabalhar juntos para eliminar os pontos de acesso.
  • O profissional de controle de pragas também pode utilizar armadilhas, como placas de cola em áreas onde as baratas podem transitar ou se esconder. Outra ferramenta pode ser aplicação adequada de produtos como iscas e inseticidas residuais em frestas e fendas, em locais de abrigo e na área externa do imóvel. A metodologia mais adequada para se livrar das baratas varia de acordo com o local, situação encontrada e espécie identificada.

Um profissional de controle de pragas deve ser consultado para outros esclarecimentos e assistência.

Aranhas

Descrição

As aranhas possuem oito patas, corpo segmentado em cefalotórax e abdômen e não possuem asas e nem antenas. Algumas aranhas gostam de umidade e são encontradas em porões, espaços de ocos e outras áreas úmidas. Outras espécies preferem áreas secas e quentes, como cantos superiores dos quartos e sótãos e se escondem em áreas escuras.

Hábitos

Elas se alimentam de insetos, de outras aranhas e qualquer outra presa ao alcance delas. As aranhas têm três ou quatro pares de olhos. A maioria das aranhas têm visão pouco desenvolvida, mas algumas espécies têm visão muito desenvolvida. As aranhas não possuem mastigação bucal e geralmente utilizam enzimas digestivas presentes em sua saliva para quebrar a presa antes de consumi-la. Além disso, o intestino de uma aranha é muito estreito para permitir a ingestão de grandes partículas de alimentos. Quase todas as espécies são predadoras, embora uma espécie que se alimenta de plantas tenha sido identificada.

As aranhas são capazes de produzir seda elástica, aderente e resistente. Esta seda é usada para construir teias, sacos de ovos e abrigos das aranhas. O tamanho e a forma das teias de aranha variam de acordo com a espécie: algumas são em formas circulares, enquanto outras são em forma de funil; algumas teias são ordenadas, enquanto outras parecem ser aleatoriamente construídas. Algumas espécies de aranhas vivem em tocas, enquanto outras são livres e se abrigam em frestas.

Defesa

  1. Mantenha as aranhas longe: Uma boa maneira de evitar que as aranhas entrem em sua casa, é garantir que não haja condições favoráveis em volta da sua casa tornando menos provável a ocorrência destas pragas. Nas áreas externas dos imóveis, elas podem se abrigar em locais como plantas, pilhas de folhas ou madeira e locais escuros e tranquilos. Mantenha galhos de árvores e folhagens bem podados e afastados das paredes do seu imóvel para impedir que se transformem em uma ponte entre a área externa e interior da sua residência.
  2. Livre-se de fontes de alimentos e abrigos: Certificar-se de que sua casa está limpa geralmente é uma boa maneira de reduzir o número de pragas. No caso das aranhas, não só uma casa limpa oferecerá menos locais para que as aranhas se escondam, mas também tornará menos provável que pequenos insetos estejam disponíveis para que as aranhas se alimentem deles. Sem uma fonte confiável de alimentos e menos pontos de abrigo, será mais difícil para as aranhas ficarem na sua casa.

Um profissional de controle de pragas deve ser consultado para outros esclarecimentos e assistência.

Pombos

Descrição

Com a crescente urbanização, a convivência com diferentes formas de vida animal tornou-se uma realidade. Os pombos, apesar da aparência inofensiva, podem se tornar uma fonte de incômodo quando decidem fazer de nossos espaços urbanos seus locais de descanso e reprodução. Além da sujeira causada pelas fezes do animal, sua presença em grandes grupos pode representar riscos à saúde da população e danificar estruturas.

Defesa

  1. Vedação Adequada:

Certifique-se de que todos os pontos de entrada possíveis, como vãos, janelas e telhados, estejam devidamente vedados. O acesso a essas áreas é um convite para os pombos estabelecerem ninhos.

  1. Manutenção Regular:

Realize manutenções periódicas em sua propriedade, verificando se há telhas soltas, buracos ou fendas. Uma estrutura bem mantida torna-se menos atraente para os pombos.

  1. Alimentação Responsável:

Evite alimentar pombos em áreas urbanas. A oferta de alimento incentiva a permanência dessas aves, resultando em aglomerações, que podem se tornar um problema.

  1. Instalação de Espinhos ou Redes:

Em locais específicos, como parapeitos de janelas ou beirais, a instalação de espigões ou redes pode ser uma medida eficaz para impedir que os pombos pousem e construam ninhos.

  1. Repelentes Naturais:

Certas plantas, como o alecrim, o manjericão e a hortelã, possuem propriedades repelentes naturais. Plante-as estrategicamente em torno de sua propriedade para criar uma barreira olfativa para os pombos.

  1. Som e Movimento:

Utilize dispositivos sonoros ou objetos que se movam com o vento para criar um ambiente menos atrativo para os pombos. O som constante e movimentos imprevisíveis podem desencorajar sua permanência.

  1. Limpeza Regular:

Mantenha a área ao redor de sua propriedade limpa, removendo restos de comida e evitando o acúmulo de detritos que possam atrair os pombos.

Ao adotar essas medidas preventivas, você estará protegendo não apenas o seu espaço, mas também contribuindo para a manutenção do equilíbrio ambiental em áreas urbanas. A convivência harmoniosa com a fauna selvagem é possível quando tomamos as precauções adequadas.

Lembre-se: a prevenção é a chave para evitar transtornos relacionados aos pombos. Agindo proativamente, você estará garantindo um ambiente mais saudável e agradável para todos.

Um profissional de controle de pragas deve ser consultado para outros esclarecimentos e assistência.

A Importância Vital da Limpeza da Caixa d’Água:
Saúde em Primeiro Lugar

No cotidiano atribulado é fácil negligenciar aspectos cruciais da manutenção domiciliar e empresarial. Com isso, um dos elementos mais fundamentais para a saúde de nossa família e colaboradores é frequentemente esquecido: a limpeza da caixa d’água.

Muitos consideram essa tarefa uma formalidade, porém, a falta de atenção a esse procedimento pode resultar em consequências sérias para a saúde de todos os que dependem da água que flui de nossas torneiras.

A limpeza regular da caixa d’água é essencial para preservar a qualidade da água que consumimos. Vejamos algumas razões pelas quais esse cuidado não deve ser negligenciado:

Prevenção de Contaminações:

A caixa d’água é suscetível à formação de algas, bactérias e outros microrganismos que podem se proliferar em condições de umidade. A limpeza periódica interrompe esse ciclo, garantindo que a água permaneça potável e segura para o consumo.

Eliminação de Sedimentos e Impurezas:

Com o tempo, sedimentos e impurezas se acumulam no fundo da caixa d’água. Se não removidos regularmente, esses resíduos podem comprometer a qualidade da água, tornando-a turva e com sabor desagradável.

Proteção contra Doenças Transmitidas pela Água:

A água contaminada é um veículo potencial para diversas doenças, como gastroenterites, hepatites e outras infecções transmitidas pela água. A limpeza da caixa d’água é uma medida preventiva crucial para evitar a propagação dessas doenças em sua residência.

Aumento da Vida Útil do Reservatório:

A manutenção adequada prolonga a vida útil da caixa d’água, prevenindo corrosões e danos estruturais que poderiam levar a vazamentos prejudiciais.

Garantia de Eficiência do Tratamento de Água:

Em locais onde a água não é tratada, a sujeira acumulada pode comprometer a eficácia dos produtos químicos utilizados no tratamento do reservatório, diminuindo a capacidade de purificação da água.

Responsabilidade Ambiental:

Ao manter a caixa d’água limpa, contribuímos para a preservação ambiental, pois evitamos o desperdício de água tratada que seria contaminada e, consequentemente, descartada inadequadamente.

Portanto, não devemos encarar a limpeza da caixa d’água como uma tarefa trivial, mas como um investimento em saúde e bem-estar.

Agende regularmente a manutenção desse importante componente de sua residência.